Quais as diferenças entre Facetas e Lentes de contato dental?
13 de março de 2018
Próteses Fixas e a Restauração da Saúde Bucal
5 de julho de 2018

O que é Ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos posicionados de forma errada (as má oclusões). Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e à doença gengival. Também causam um esforço adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam muita a estética facial e a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dá aos dentes longevidade. O especialista neste campo é o Ortodontista.

Corrigindo as má-oclusões
A Ortodontia e os Aparelhos ortodônticos têm por objetivo tratar as má-oclusões. Vamos descrever de forma simples alguns tipos de má-oclusões. Essa abordagem é direcionada para os pacientes através de uma linguagem que não utilize os termos técnicos, para facilitar a compreensão e identificação de alterações, visando buscar ajuda profissional.

As má-oclusões podem ser interceptadas precocemente pelo Cirurgião-Dentista, quando identifica-se na dentição de leite tendências às alterações. Nesse momento, o profissional pode atuar orientando o desenvolvimento da criança e minimizando os danos da oclusão. Procurar o Dentista preventivamente é e sempre será a melhor conduta por parte dos pais em caso de dúvida.

Tipos de Aparelhos Ortodônticos
Aparelho Fixo: É o tipo mais utlizado. Com ele, conseguimos movimentos mais importantes dos dentes, porém exige um cuidado maior de higienização.

Aparelhos Móveis para Ortopedia Maxilar: Produzem remodelamento das estruturas ósseas, musculares, e articulações. Podem restabelecer a estética da face e as funções e a função e equilíbrio ao sistema mastigatório.

Aparelho Autoligado: Recente evolução da Ortodontia, propicia resultados mais objetivos em tempo de tratamento relativamente menor. Facilita a movimentação dos dentes por manter o torque, a força aplicada pelo aparelho por um tempo superior ao convencional, sem que ocorra forças excessivas na movimentação.

Aparelhos Transparentes e Invisíveis: são representados por aparelhos transparentes com o sistema Invisalign. Permitem pequenos movimentos dos dentes.