O que é Implante Dentário?
Características e Objetivo do Implante de dente:
Por implante entende-se o parafuso ( em formato cilíndrico ou cônico) que será inserido no interior do osso por meio de um procedimento cirúrgico de pequeno porte. Na técnica convencional esse parafuso deverá ficar isento de carga mastigatória por um período que varia de 4 a 6 meses. Esse período de cicatrização poderá ser alterado de acordo com os resultados obtidos na Cirurgia.
Há 3 componentes básicos que constituem o processo de reabilitação com implantes. O implante propriamente dito, ou cilindro intra–ósseo, o pilar ou componente intermediários que que ocupa a faixa gengival que com dimensão variável entre os pacientes e finalmente a coroa ou prótese.
Devemos distinguir prótese de implante: Os pacientes, erroneamente podem confundir esse 2 componentes acreditando tratar-se de um único elemento mas não são. A cirurgia de implante representa a primeira fase, enquanto a reabilitação protética a fase final.
Fases do Tratamento com Implantes
Implantes e Próteses constituem tratamentos distintos:
As fases de Implante e Prótese são tratadas pelos Cirurgiões-dentistas como tratamentos distintos. Envolvem diferentes objetivos que convergem rumo ao presumido resultado final. A primeira fase de implantação representa o desafio de reposição das bases, das raízes perdidas, através de parafusos de Titânio.
A segunda fase ou fase protética constitui a reabilitação em si, ou seja, elaborar a peça que devolva ao paciente os aspectos estéticos e funcionais do sorriso (fala, mastigação, suporte labial, aparência e conforto dos músculos e articulações mandibulares). O desejo dos pacientes ao contrário do que se imagina se concentra sobre a Prótese, não sobre o implante que representa o alicerce, a “fundação” sobre o qual se edifica o objeto desejado.
Portanto, as Fases de Implantes e Próteses embora interligadas são distintas quanto a execução e planejamento de custos.
Carga Imediata em Implante
A substituição imediata dos dente perdidos:
As técnicas de Carga Imediata podem ser utilizados onde abortamos o período de espera e imediatamente instalamos uma prótese provisória sobre o(s) implante(s). Esta opção não é puramente eletiva ou seja não depende exclusivamente da vontade do Cirurgião ou do Paciente mas de condições alcançadas durante a cirurgia. Estas condições são afetadas pela quantidade e qualidade óssea do paciente.
Só poderá ser aplicada a Carga Imediata quando condições ideias obtidas na Cirurgia forem alcançadas de modo a garantir a imobilidade dos implantes no período pós-operatória, condição esta imprescindível ao êxito clínico.
Em caso de deslocamento dos implantes no período de reparação pós cirúrgico haverá a falha de osteointegração do implante o que demandará revisão do implante instalado e provável substituição
As gerações dos Implantes Dentários
Diversas plataformas implicam em diferentes resultados
As plataformas ds implantes tem passado por transformações em seu design nos últimos anos na tentativa de se obter um padrão de conexão com alta precisão e estabilidade, evitando assim que as coroas sobre os implantes se soltem e que parafusos se quebrem.
O tradicional Hexágono Externo, a conexão mais popular, desde o advento da osteointegração dará lugar as conexões com encaixe interno como o Hexágono Interno e mais recentemente o Cone Morse.
Certamente este dois últimos apresentam superioridade em características mecânicas e biológicas dando mais segurança aos pacientes com menor risco de fratura e afrouxamento dos parafusos que fixam as próteses, especialmente em casos unitários (implante de um único dente).
As conexões tipo cone-morse apresentam também maior estabilidade para preservação do osso que circunda o pescoço dos implantes (osso marginal)
O Tratamento de Superfície dos Implantes
Implantes Texturizados / Hidrofílicos:
Um item que vem mostrando grande atenção dos pesquisadores na última década refere-se ao tratamento que as superfícies do implantes recebem em sua fabricação. Inicialmente os implantes apresentavam superfície lisa. Atualmente há uma tendência para a texturização dos implantes o que tem modificado de forma positiva a cicatrização do osso ao redor dos parafusos e encurtado seu tempo para colocá-los em mastigação.
A Hidrofilia, nos Implantes dentários constitui um avanço extraordinário da bioengenharia , provendo ao implante a característica de atrair água de tal forma que após instalado no osso, ocorra a atração de células e sangue pelo parafuso implantado. Esta característica promove a aceleração da cicatrização, permitindo que o implante se fixe definitivamente ao osso em 4 semanas (no passado os implantes levavam até 6 meses para que ocorresse a osteointegração).
Enfim, o design dos implantes tem sido assunto de intensa pesquisa e a evolução das características químicas e mecânicas dos parafusos tem produzido grandes avanços para a Implantodontia moderna.