Clareamento Dental
Perguntas e Respostas
Clareamento em consultório
Clareamento em casa
Quais os principais tipos de clareamento?
Há 2 tipos básicos de clareamento dental:
– No consultório: o dentista isola os dentes com uma barreira gengival, para proteger a gengiva e aplica um clareador de alta concentração.
– Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, aplica fora do consultório, sobre uma placa personalizada e confeccionada pelo Dentista, com uma técnica de aplicação que deve ser orientada e acompanhada pelo profissional.
Quais os pré-requisitos para clarear os dentes?
O clareamento pode ser feito desde que os dentes estejam saudáveis e desde que haja indicação técnica, o que deve ser determinado pelo cirurgião-dentista. Não havendo as condições esperados de saúde bucal, os tratamentos pertinentes devem ser implementados antes do clareamento.
Como é possível clarear os dentes?
Através de substâncias químicas, os peróxidos, que aplicados na superfície dentária, penetram no esmalte e na dentina, removendo os pigmentos.
Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não, em nenhuma hipótese o paciente deve realizar clareamento sem orientação. Seja no consultório, seja em casa, sempre deve haver monitoramento do cirurgião-dentista.
Os produtos usados no clareamento são seguros à saúde geral?
Sim. Os clareadores dentais tiveram seu uso autorizado pelo orgão americano, o FDA (Food and Drug Administration). O rigoroso órgão, que regula a comercialização de substâncias, autorizou a utilização dos clareadores dentais assim como os orgão de fiscalização de nosso país.
Deve utilizar os clareadores vendidos na TV ou farmácias?
Como já dissemos, o clareamento deve ser indicado e acompanhado pelo dentista e seu uso de outra maneira caracteriza auto-medicação que sempre pode trazer danos à saúde pelo uso impróprio.
O dente clareado fica enfraquecido?
Não. A estrutura dental não é afetada, mas há um período de plena recuperação do esmalte que deve ser considerado.
O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando eventual desarmonia.
Posso fazer clareamento em qualquer idade?
Sim. Não há contraindicação específica quanto à idade. A partir da adolescência, é aceitável.
Durante o clareamento, o que devo fazer?
1. Seguir as orientações do dentista.
2. Retirar o dispositivo de clareamento no tempo recomendado.
3. Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento, e informar ao C.Dentista alterações pertinentes.
4. Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.
Durante o clareamento, o que não devo fazer?
- As recomendações relacionadas as restrições frente a alimentos pigmentantes (café, vinho, etc…) foram modificadas de acordo com os apontamentos das pesquisas científicas mais recentes. Nesse contexto o paciente pode consumir estes alimentos, desde que realize a adequada higienização posteriormente ao consumo.
- Usar substâncias contraindicadas como pastas dentais clareadoras e dentifrícios abrasivos por exemplo.
- Alimentos ácidos (bebidas cítricas e bebidas gasosas) podem aumentar a sensibilidade dentária devendo ser consumidas com cautela durante o clareamento.
- Emprestar o produto para outras pessoas (a concentração e o protocolo de uso dos diversos clareadores disponíveis deve ser concebido de forma personalizada, para cada paciente, não sendo indicado o uso não supervisionado.
Quanto tempo dura o tratamento doméstico?
Alguns dias ou semanas. Pode haver variações a depender do grau de escurecimento.
O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Mas não tende a retornar ao ponto inicial. Após 1 a 2 anos, pode-se realizar uma manutenção.
Quais as contraindicações do clareamento doméstico?
Por precaução. Deve-se evitar o tratamento em gestantes e lactantes.