Os aparelhos Intraorais para Ronco e Apneia, uma alternativa ao CPAP
Os dispositivos de avanço mandibular são uma alternativa aos CPAPs frente a síndrome da apneia / hipopneia obstrutiva leve ou moderada (SAHOS). Em uma revisão sistemática avaliou-se a eficácia de diferentes dispositivos no tratamento da SAHOS, com base em medidas polissonográficas, visando a melhorias nos sintomas mais comuns. : ronco e sonolência. Seus efeitos adversos também foram notados.
Após uma busca nas bases de dados Medline, Scopus e Cochrane Library, 22 artigos publicados nos últimos 10 anos que atendem aos critérios de qualidade e inclusão relatam os seguintes achados:
- O uso de dispositivos de avanço mandibular durante as horas de sono ajuda a evitar o ronco e a sonolência diurna excessiva, reduz significativamente o IAH (Índice Apneia e Hipopneia) e provoca mudanças benéficas na via aérea superior. Dispositivos de avanço mandibular ajustáveis e personalizados dão melhores resultados do que os aparelhos fixos e pré-fabricados. Os dispositivos monoblocos dão origem a mais eventos adversos, embora sejam geralmente leves e transitórios.
- Dispositivos de avanço mandibular aumentam a área da via aérea. Eles trazem o palato mole, a língua e o osso hióide para a frente e ativam os músculos masseter e submental, impedindo o fechamento. Todos esses efeitos reduzem o IAH, aumentam a saturação de oxigênio e melhoram os principais sintomas da SAHOS.
Aparelho de avanço mandibular (AIO) – para Ronco e Apneia do Sono