As coroas ou próteses fixas são "capas" ou "blocos" que recobrem os remanescentes dentários recuperando sua forma e função. A prótese, na verdade, vai muito além de uma peça que recobre um ou mais dentes, sendo uma ferramenta capaz de restaurar o sistema mastigatório, devolvendo suas funções básicas e seu equilíbrio estético e funcional.

Ela é a última e derradeira etapa na reconstrução do sorriso, portanto, merece toda a atenção do profissional, sendo um dos momentos de maior expectativa do paciente, frente ao tratamento. Devemos lembrar que os dentes estão envolvidos na mastigação, fala (fonética), e aparência facial, além de sua inter-relação com os músculos, ossos e articulações (ATMs).

Basicamente, a indicação das coroas faz-se necessária quando um ou mais dentes perdem quantidade significativa de suas estruturas, tornando-se frágeis e não permitindo sua restauração através de materiais restauradores diretos (os que são confeccionados diretamente na boca do paciente). Neste caso, as próteses, as quais são confeccionadas em um Laboratório Protético serão a opção de tratamento, portanto, chamada técnica indireta.

Com a integração entre um laboratório próprio e a atividade clínica, é possivel a interação plena entre as diversas etapas envolvidas no tratamento, o que permite um alto nível de precisão e personalização. Essa aproximação entre Clínica e o Laboratório Protético tem se mostrado como importante ferramenta para minimizar as discrepâncias produzidas pelos diversos estágios de produção, imprimindo qualidade aos trabalhos de reabilitação.

Cor e forma podem ser analisadas diretamente pelo profissional de laboratório, permitindo a este reproduzir detalhes finos nas próteses, em busca de naturalidade e mimetização entre o trabalho protético e os dentes naturais do paciente.

Dentre os importantes avanços na especialidade de prótese destacamos os Laminados (Veneers), Facetas (Lentes de Contato, denominação esta que sugerimos revisão) ou Micro-facetas, as quais permitem correções de forma e relativas mudanças de cor, com pouco desgaste da estrutura dentária, consideradas as devidas indicações para cada caso. As Lâminas de Cerâmica podem ser um recurso estratégico em situações aonde pequenos incrementos são necessários, para compensação de desgastes naturais ou mesmo para correção de falhas anatômicas que prejudiquem o equilíbrio do sorriso. Sabemos que os Laminados mostram-se como bons aliados à Prótese Dentária, porém demandam respeito criterioso à sua indicação, manipulação e observação minunciosa das características de cada paciente, exigindo também longa curva de aprendizagem pelo profissional.

Um dos aspectos que destacamos em trabalhos apurados na especialidade de Prótese Dentária é o que chamamos de Micro-escultura ou Micro-texturização das restaurações. Devolver às próteses os microdetalhes observados nos dentes naturais é um dos aspectos fundamentais para a naturalidade dos trabalhos, além de prover as funcionalidades oclusais e mastigatórias, necessárias para a longevidade e integração do trabalho à saúde do paciente. Temos de lembrar que os dentes interagem em movimentos tridimensionais e que a correta forma das superfícies contribui para a plena funcionalidade do sistema estomatognático.

A busca pela reabilitação oral envolve um conceito multidisciplinar, onde o manejo das estruturas dentárias, assim como gengivas, pode ser necessário para o restabelecimento do equilíbrio estético/funcional do paciente. Ao analisar a palavra em seu sentido literário, reabilitar é devolver, é restabelecer, e nesse sentido entendemos que devemos trabalhar para recuperar as condições ideais de nossos pacientes, sempre focados no aspecto de saúde, naturalidade e análise de risco. Embora a expectativa estética seja preocupação frequente dos pacientes, temos de entender que cada caso é particular e que os resultados obtidos por um paciente não serão iguais aos de outros pacientes. Adequar a expectativa e analisar os diversos fatores que podem limitar as ações rumo o alcance dos objetivos planejados é fundamental em Odontologia, além da fundamental compreensão do risco/benefício inerente a cada procedimento.
 

Fale conosco


Preencha o formulário de contato abaixo para marcar
uma avaliação com a equipe da CANOVA